domingo, 5 de junho de 2016

Panqueca de couve-flor (lowcarb, sem grãos)

Sabe aquele café da manhã delícia que você tá afim há mil anos e não pode porque quer comer saudável? Agora você pode! Tcharannnn!
Eu estou temporariamente lowcarb, e todo dia comer a mesma coisa com "cara de dieta" enjoa. Aí fiz uma pesquisa em blogs estrangeiros e achei muita coisa legal usando a couve-flor.


A couve-flor é um vegetal da família das brassicáceas ou crucíferas, a mesma do brócolis. O vegetal merece estar sempre presente na dieta pois possui uma grande quantidade de nutrientes, como vitamina C, manganês, vitaminas B5, B6, folato (B9) e vitamina K. A couve-flor também tem substâncias antioxidantes e outros fitoquímicos.
O vegetal está entre os 20 melhores pontuados no Índice de Nutrientes Densidade Agregado (ANDI), que mede a vitamina, mineral e conteúdo fitonutriente em relação ao conteúdo calórico.  Isso significa que o alimento fornece uma grande quantidade de nutrientes para uma pequena quantidade de calorias. Versatilidade descreve a couve-flor, você pode comê-la crua em saladas, cozinhar, ou até mesmo fazer um purê com ela.
Os benefícios que a couve-flor oferece são a perda de peso, sensação de saciedade devido às suas fibras, prevenção contra o câncer, melhora no sistema digestivo, melhora da memória, entre outros. Confira abaixo, mais detalhadamente, dez de seus benefícios mais impressionantes:

1. Previne alguns tipos de câncer

A couve-flor contém antioxidantes que ajudam a prevenir mutações celulares e a reduzir o efeito dos radicais livres. Um deles é o indol-3-carbinol ou I3C, que é encontrado nos vegetais da família crucífera, e segundo diversos estudos, foi apontado como capaz de reduzir quatro tipos de câncer: de mama, endomentrial, cervical e de próstata.
Estudos recentes mostram que alimentos que contém o sulforafano, um composto de enxofre, são potenciais aliados contra o câncer, especialmente melanoma, câncer de esôfago, de próstata e pâncreas. A substância é o que dá aos vegetais crucíferos o sabor amargo e tem sido estudada com a função de matar células tronco cancerosas, atrasando assim o crescimento de tumores.

2. Melhora a saúde do coração

O sulforafano presente na couve-flor e em outros vegetais crucíferos também foi estudado como capaz de melhorar a saúde do coração. A substância tem capacidade de aumentar as defesas antioxidantes e as proteínas detoxificadoras intracelulares, assim protege os vasos sanguíneos e reduz os danos causados às células pelo excesso de açúcar. Um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul pesquisou os efeitos do sulforafano no remodelamento cardíaco pós-infarto do miocárdio.

3. É anti-inflamatória

A couve-flor tem um grande número de nutrientes anti-inflamatórios. Eles atuam em nível celular, prevenindo as respostas inflamatórias desde o início. Ela atua na regulação do sistema imune e inflamação, diminuindo assim o risco de doenças relacionadas, como doença cardiovascular, diabetes, cancro, e obesidade.

4. É rica em vitaminas e minerais

Muitas vezes, com alimentações rápidas no dia a dia, não ingerimos a quantidade de nutrientes necessários, gerando uma carência que acaba sendo compensada com polivitamínicos. Comer regularmente couve-flor é uma maneira simples de obter esses nutrientes tão necessários para seu corpo. Por exemplo: uma porção de couve-flor contém 77% do valor diário recomendado de vitamina C. É também uma boa fonte de potássio, proteína, tiamina, riboflavina, niacina, magnésio, fósforo, fibras, vitamina B6, ácido fólico, ácido pantotênico e manganês.

5. Impulsiona sua saúde cerebral

A couve-flor é uma boa fonte de colina, muito importante e versátil, conhecida pelo seu papel no desenvolvimento do cérebro. A ingestão de colina ajuda no sono, na aprendizagem e na memória. A  substância também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão de impulsos nervosos e auxilia na absorção de gordura.

6. Ajuda na desintoxicação

Couve-flor ajuda a capacidade do seu corpo de se desintoxicar. Ela têm substâncias que ajudam o físico a excretar as toxinas. Contém glicosinatos e tiocinatos que aumentam a capacidade do fígado de neutralizar substâncias tóxicas, além de outras enzimas que ajudam na desintoxicação como a redutase quinona, glutationa transferase e a gluronosil  transferase.

7. Proporciona benefícios digestivos

A couve-flor é rica em fibras e em teor de água, por isso ajuda a prevenir a constipação, a manter um sistema digestivo saudável e assim diminuir o risco de câncer de cólon. Além disso, o sulforafano ajuda a proteger o revestimento do estômago e impede o crescimento excessivo de bactérias Helicobacter pylori, que causam distúrbios estomacais.

8. Tem antioxidantes e fitonutrientes

Comer couve-flor irá te garantir a ingestão de muitos antioxidantes e fitonutrientes. Vitamina C, beta-caroteno, kaempferol, a quercetina, rutina, ácido cinâmico, e muito mais.
Se você consumir esses micronutrientes, seu corpo será capaz de resistir ao envelhecimento causado peala exposição a poluentes, ao estresse crônico e muito mais. Não ter uma dieta rica nesses nutrientes que combatem os radicais livres pode resultar em danos, como lesões de órgãos

9. Deixa os ossos fortes

O alimento é rico em vitamina K. Estudos associam a baixa ingestão de vitamina K com um maior risco de fratura de osso e osteoporose. Um consumo adequado da vitamina melhora a saúde de seus osso pois melhora a absorção de cálcio e reduz a excreção urinária de cálcio.

10. Favorece o emagrecimento

Assim como outros alimentos riscos em fibras, a couve-flor proporciona a sensação de saciedade. Assim ela evita beliscadas fora de hora e é aliada no emagrecimento. Além disso, o alimento tem baixíssima quantidade de calorias; em 100 gramas de couve-flor cozida existem apenas 25 calorias.
Fonte: Just Naturally Healthy e MNT

Depois de tanta falação na ua cabeça, vamos à receita!

Ingredientes  

1 couve-flor
2 ovos grandes
cebolinha e salsinha (opcional)
sal e pimenta a gosto
1 pitada de fermento em pó
1 colher de sopa de farinha de coco (ou outra farinha que vc possa usar)



Modo de fazer

Lavar e cortar a couve-flor. Passar no processador até ficar bem pequeno. Colocar essa couve-flor processada em um refratário e levar ao microondas por 2 minutos, misturar e colocar mais 2 minutos. Ainda quente, espremer a couve-flor em um pano limpo e descartar todo o líquido. Misture essa "massiha" de couve-flor com os outros ingredientes. Usar uma frigideira antiaderente. Se quiser, coloque um fio de azeite na frigideira. Aí é só ir colocando um pouco de massa na frigideira e dourar os dois lados. 
Eu fiz mais grossinha, para ficar parecendo panqueca americana, só que salgada. Você pode rechear com o que quiser, eu amo com antepasto de berinjela ou pesto de manjericão! Sou suspeita para falar porque coloco pesto em tudo kkkkkkkk Façam a panqueca e me contem o que acharam

Nenhum comentário:

Postar um comentário