quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Festival de pão de queijo!! (parte4)

Essa é a mais fácil de todas as receitas de pão de queijo que eu já vi. Não é tão fit quanto as outras receitas mas quebra um galhão. Você vai achar que não dá certo, porque são só 3 ingredientes. Mas dá super certo!

O pão de queijo mais fácil do mundo

 


Ingredientes:

- 1 caixinha de creme de leite light (olhe na embalagem a porcentagem de gordura, alguns cremes de leite light tem mais gordura que a versão normal. Tente encontrar algum com menos gordura)
- 1 copo e meio a 2 copos de polvilho doce ( a quantidade vai depender do tipo de polvilho)
- 1 copo de mix de queijos light ralados e parmesão (eu misturo ricota temperada e queijo minas light)
- sal a gosto

Modo de fazer:

Junte todos os ingredientes e amasse bem. Faça bolinhas, coloque em tabuleiro untado (afaste as bolinhas umas das outras para não grudarem) e leve para assar em forno pré aquecido por cerca de 30 minutos.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Balinhas de gelatina diet


Postei essas balinhas agora há pouco no facebook e o pessoal pediu a receita. É tão simples, mas tão simples que você vai se perguntar por que não fez isso antes. É ótima pra atacar quando dá vontade de comer o mundo kkkkkkk. Só não exagera porque apesar de ser diet, a gelatina contém corantes e conservantes. Não podemos contaminar nosso corpo.

Ingredientes:

1 caixinha de gelatina diet, do sabor que você mais gostar
1 envelope de gelatina incolor sem sabor em pó
150 ml de água quente

Modo de fazer:

Hidrate a gelatina incolor com 3 colheres (sopa) de água em temperatura ambiente. Deixe descansar um minutinho e coloque no microondas por 10 a 15 segundos. Coloque a água quente na gelatina de sabor e mexa até dissolver bem, junte a gelatina incolor e misture tudo. Coloque o líquido em forminhas de gelo feitas de silicone, fica mais fácil de tirar depois. Espere endurecer e já pode tirar da forminha e atacar! Se o dia não estiver fervendo de quente na sua cidade, você pode levá-las na bolsa pra comer depois que elas não derretem.
As minhas eu fiz de cereja, lindas e gostosas!



Festival de pão de queijo!! (parte 3)


Essa receita de hoje é bem facinha de fazer. Bate tudo no liquidificador e voilàaaaa, tá pronto!
E como tudo que tem aqui, é lightzinho. Mas o queijo eu não abro mão, vocês sabem né?

Pão de queijo de inhame feito no liquidificador

Ingredientes:

1 iogurte natural desnatado
1 colher (chá) de sal
1 inhame grande cozido
3 colheres de sopa rasas de margarina light
1 xícara de mix de queijos ralados (parmesão, ricota temperada e queijo minas light), eu mesma preparo esse mix, conforme o sabor que eu quero que realce mais.
500 g de polvilho azedo

Modo de fazer:

Bata no liquidificador o iogurte natural desnatado, o sal, o inhame cozido e a margarina light.
Transfira a mistura para uma vasilha e coloque queijo ralado e aos poucos vá adicionando polvilho azedo até incorporar bem.
Faça as bolinhas, coloque-as numa assadeira e leve para assar em forno pré-aquecido  por cerca de 30 minutos. Eu costumo deixar as bolinhas congeladas e asso pequenas quantidades quando dá vontade de comer.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Festival de pão de queijo!! (parte2)


E aí, já testaram a receita do pão de queijo que eu passei antes? Fica ótima a textura dele, não é?
Essa receita que vou passar hoje deixa o pão de queijo mais firme, durinho. É muito gostoso também, e tem a chia para ficar mais saudável ainda. Inicialmente eu conheci essa receita como pão de queijo funcional, e era sem queijo. Como eu faço com queijo é quase funcional kkkkkkkkkkk
Vamos lá ver o que você vai precisar para fazer o seu pãozinho de queijo:

Pão de queijo "quase" funcional

 

Ingredientes:



500g de mandioquinha, cozida e amassada sem casca (você também pode usar inhame ou batata doce)
500g polvilho azedo
2 colheres de chá de sal
3 colheres de sopa de chia
150ml azeite
1 xícara de mix de queijo ralado (misturo queijo minas light, queijo parmesão e ricota temperada)
Água em temperatura ambiente quanto baste

Modo de fazer:




Misture o polvilho com o azeite, sal e chia e forme uma farofa
Adicione a mandioquinha e o queijo e amasse bem.
Adicione ao poucos a água até a massa ficar gostosa de trabalhar e desgrudar das mãos. É no olhômetro mesmo.
Faça bolinhas e leve ao forno médio por cerca de 25 minutos.
Se quiser, pode congelar as bolinhas antes de assar.







sábado, 25 de janeiro de 2014

Festival de pão de queijo!!! (parte 1)

Eu amo pão de queijo! E quem não ama? Está havendo uma onda de alimentos funcionais na internet. E entre esses alimentos, me deparei com várias receitas de pão de queijo sem queijo. Para mim, que sou mineira, é inconcebível fazer um pão de queijo sem queijo. Seria o mesmo que ir numa sorveteria e pedir um sorvete de passas sem passas. Pede logo o de creme então!! kkkkkkkk Voltando ao pão de queijo, existem outras maneiras de torná-lo mais saudável sem tirar por completo o nosso tão amado queijinho. Você pode usar um queijo com menos gordura, usar uma parte de ricota temperada, usar ervas pra diminuir a quantidade de queijo... Mas por favor, não digam que é pão de queijo se não tem queijo algum!

Separei para vocês quatro receitas diferentes que costumo fazer.

Pão de queijo escaldado com baroa






 

Ingredientes:

400g de batata baroa (mandioquinha) cozida e amassada. Você pode substituir a baroa por batata doce, inhame, mandioca ou batata comum.
400g de polvilho doce
100g de polvilho azedo
1 xícara de água quente
1 xícara de óleo quente
Sal a gosto
1 xícara de queijo ralado ( eu faço um mix de queijos: ricota temperada, queijo minas light e um pouco de parmesão)
*Se eu for usar inhame ou batata doce acrescento uma colherzinha de açafrão só para dar uma cor bonita, amarelinha, e também porque o açafrão é muito bom para a saúde.

Modo de fazer:

Cozinhe a batata, amasse e misture aos polvilhos, ao sal e ao açafrão, se for usar. Acrescente o óleo e a água quente e misture tudo, acrescentando o queijo por último. Misture bem. Faça bolinhas e leve para assar em forno médio por cerca de 25 minutos. Se quiser, você pode congelar as bolinhas antes de assar e ter sempre uma coisinha pronta para servir para os amigos ou quando der aquela vontade de comer uma coisa gostosa.




As outras três receitas eu vou postar ao longo da semana, fiquem de olho!


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Maionese de limão

Mas Fabi, pode comer maionese??? Claro que pode, gente! Mas uma colherzinha só. O segredo está no equilíbrio.
Essa maionese sem ovos fica muito gostosa e leve e o toque de limão é o diferencial.

 

Ingredientes:

1 copo de leite gelado (eu usei o desnatado)
1 dente de alho pequeno
sal a gosto
Raspas da casca de 1 limão
Suco de 2 limões pequenos
Azeite o quanto baste


Modo de fazer:

Coloque tudo no liquidificador, menos o azeite. Bata bem e comece a acrescentar o azeite em fio bem fininho até a maionese começar a engrossar. O ponto é você quem decide. Quanto mais azeite colocar mais grossinha vai ficar.
Você pode usar em cima de saladas ou do jeito tradicional, no pão.
Dessa vez as fotos não está grande coisa porque fotografei do celular (preguiça de pegar a câmera kkkkk). E a mãozinha que aparece é do maridão lindo! <3
Tirei a foto da maionese na faca para vocês verem como fica a textura, bem firme. E depois de um tempinho na geladeira fica mais firme ainda. E mesmo assim, fica muito mais leve que a maionese tradicional. Amei! E vocês, o que acharam?




terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Compota diet de maçã

Amo doce! Então sempre deixo alguma coisa saudável na geladeira pra comer quando a formiga me ataca kkkkk

Você vai precisar de:

- maçãs, não sei a quantidade porque cada vez faço do tanto que eu tiver em casa, talvez umas 8 de tamanho médio. Qual tipo de maçã? O que você quiser!
- 1 caixinha de gelatina diet sabor morango, ou cereja ou alguma de cor vermelha
- canela em pau e cravo
- água

Como fazer:

Lave bem as maçãs e tire as cascas e o miolo de cada uma. Se você tiver muita habilidade vai conseguir tirar o miolo e deixá-las inteira. Eu não consigo isso e parto as maçãs no meio. As cascas você pode usar para fazer um chá depois.
Coloque em uma panela a água (a quantidade depende de como vc gosta da calda: se gosta mais grossa coloca pouco, se gosta mais rala coloca mais um pouco. Eu geralmente coloco quantidade suficiente para cobrir as maçãs), as maçãs descascadas e sem miolo, a gelatina, o cravo e a canela. Deixe ferver por uns 5 minutos ou até que as maçãs fiquem macias mas não despedaçando.  Coloque em uma vasilha e leve a geladeira. Você pode servir com iogurte natural desnatado e adoçado. Fica maravilhoso!

domingo, 19 de janeiro de 2014

Legumes gratinados

Se você já está enjoado de comer os seus legumes da mesma forma todos os dias esta pode ser uma boa opção. Além de ser um prato bonito e rápido de fazer.
Você pode variar os legumes que usar. Eu peguei os que eu tinha na geladeira, mas você pode usar os que mais gostar. Já tentei várias outras combinações e todas ficaram gostosas.

Ingredientes:

Uma cenoura
Uma abobrinha
Um pimentão
Uma cebola
Um tomate
Um inhame
Uma batata doce
Queijo parmesão
Orégano ou tomilho

Modo de fazer:

Lave bem e descasque a cenoura, a cebola, o inhame e a batata doce. Pique todos os legumes em fatias, como na foto a seguir:
 Arrume as fatias de legumes em um refratário, alternando os tipos de legumes



Adicione queijo ralado. Eu usei queijo parmesão, mas não o de pacotinho. Usei aqueles que vem em pedaço e a gente rala em casa. Você pode usar o tipo de queijo que tiver em casa. Por cima coloque o orégano. Como eu estava sem orégano em casa, eu usei tomilho fresco.

Coloque papel alumínio por cima e leve para assar até dourar






Lasanha de berinjela

Domingão tem que ter comida especial! Mas e a dieta? É só fazer uma comida especial e light ao mesmo tempo.Essa lasanha substitui muito bem a convencional, além de ser cheia de nutrientes para o nosso organismo. E é mega fácil e rápida de fazer.

Lasanha de berinjela

Ingredientes:

Molho de tomate (vc pode usar o molho já pronto, em lata, ou fazer o seu próprio molho caseiro)
Carne moída ou peito de frango desfiado
Berinjela
Queijo minas (você pode usar outro queijo que quiser, eu optei pelo minas porque é um queijo branco com pouca gordura)
Ricota temperada
Orégano
Sal a gosto

Modo de fazer:

Corte a berinjela em fatias no sentido maior dela. Jogue um pouco de sal por cima das fatias e deixe descansar um pouco para soltar o líquido. Enquanto isso, refogue a carne moída ou o frango e acrescente o molho de tomate.  Monte a lasanha alternando camadas de berinjela, molho e queijo. Finalize com queijo e orégano e leve ao forno até dourar.
Obs.1: Não coloquei aqui as quantidades porque você pode usar a quantidade que quiser. É uma receita bem simples e fácil.
Obs.2: Esse queijo mais amarelinho é a ricota temperada que usei










terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Amor em pedaços diet

Amor em pedaços diet


Esse final de semana bateu uma vontade de comer doce (quem nunca?). Como eu tinha muito abacaxi em casa resolvi usá-lo. Não é difícil de fazer, já que a massa é batida no liquidificador. Mas essa não é uma receita vapt-vupt, tem alguns passos a seguir. Vamos lá!

Ingredientes

Para o creme:
1 abacaxi grande de massa amarela
2 xícaras de adoçante culinário em pó (confira na embalagem do adoçante que você vai usar qual o equivalente a 4 xícaras de açúcar, é o que você vai precisar. A quantidade de adoçante pode variar de marca para marca. No meu caso, o equivalente seria a metade.)
2 gemas
1 pacote de 100gramas de coco ralado sem açúcar

Para a massa :
2 copos de leite
3 ovos inteiros
2 colheres de manteiga
1 copo de adoçante culinário em pó
4 copos de farinha de trigo
2 colheres de fermento em pó

Preparo:

Descasque o abacaxi e rale a polpa até o miolo (usei o multiprocessador porque ralar abacaxi na mão ninguém merece). Se for batido no liquidificador, ele fica muito fino e perde o sabor.

Em uma panela, despeje a polpa ralada e o suco do abacaxi. Junte o adoçante e misture. Acrescente 2 gemas e o coco e misture bem. Leve ao fogo e mexa sem parar, para evitar que agarre no fundo da panela.

Com a pasta pronta, sem líquido, retire e reserve.

Para a massa, junte no liquidificador os 2 copos de leite, os 3 ovos, as colheres de manteiga, o copo de adoçante, os copos de farinha e o fermento em pó e bata durante cinco minutos. Se o seu liquidificador não for muito potente deixe o trigo para misturar depois, a mão.

Unte um tabuleiro com manteiga e trigo e despeje metade da massa. Em seguida, espalhe o recheio com cuidado para não afundar na massa. Cubra o recheio com o restante da massa.

Leve ao forno por 20 minutos ou até que doure um pouco. Quando estiver corado, retire e deixe esfriar. Corte os pedaços.O doce tradicionalmente é passado no açúcar refinado. Não optei por passar no adoçante para não ficar doce demais. Ficou muito gostoso!

Dúvidas? Pode perguntar aí embaixo que eu respondo com prazer!

domingo, 5 de janeiro de 2014

Quibe de berinjela e cenoura (vegan)

Quibe de berinjela e cenoura (vegan)




 

Ingredientes:


  • 2 xícaras de chá de trigo para quibe (deixar de molho em água morna por 30 minutos e passar numa peneira)
  • 2 berinjelas grandes descascadas e cortadas em cubinhos
  • 1 cebola grande picada
  • 2 cenouras médias raladas no ralo grosso
  • 6 colheres de amido de milho
  • Óleo ou azeite para untar
  • um pouco de hortelã picado
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • sal a gosto  

 Como fazer:

Cozinhe a berinjela até que todo líquido seque 
Bata no liquidificador a berinjela, o alho e a cebola  
Adicione ao trigo a berinjela batida com alho e cebola, a cenoura, o amido de milho, o sal e o hortelã e misture bem 
Coloque em uma forma untada com óleo, faça cortes com a faca e regue o kibe com o azeite. 
Leve ao forno por 30 minutos ou até que fique douradinho