sábado, 25 de janeiro de 2014

Festival de pão de queijo!!! (parte 1)

Eu amo pão de queijo! E quem não ama? Está havendo uma onda de alimentos funcionais na internet. E entre esses alimentos, me deparei com várias receitas de pão de queijo sem queijo. Para mim, que sou mineira, é inconcebível fazer um pão de queijo sem queijo. Seria o mesmo que ir numa sorveteria e pedir um sorvete de passas sem passas. Pede logo o de creme então!! kkkkkkkk Voltando ao pão de queijo, existem outras maneiras de torná-lo mais saudável sem tirar por completo o nosso tão amado queijinho. Você pode usar um queijo com menos gordura, usar uma parte de ricota temperada, usar ervas pra diminuir a quantidade de queijo... Mas por favor, não digam que é pão de queijo se não tem queijo algum!

Separei para vocês quatro receitas diferentes que costumo fazer.

Pão de queijo escaldado com baroa






 

Ingredientes:

400g de batata baroa (mandioquinha) cozida e amassada. Você pode substituir a baroa por batata doce, inhame, mandioca ou batata comum.
400g de polvilho doce
100g de polvilho azedo
1 xícara de água quente
1 xícara de óleo quente
Sal a gosto
1 xícara de queijo ralado ( eu faço um mix de queijos: ricota temperada, queijo minas light e um pouco de parmesão)
*Se eu for usar inhame ou batata doce acrescento uma colherzinha de açafrão só para dar uma cor bonita, amarelinha, e também porque o açafrão é muito bom para a saúde.

Modo de fazer:

Cozinhe a batata, amasse e misture aos polvilhos, ao sal e ao açafrão, se for usar. Acrescente o óleo e a água quente e misture tudo, acrescentando o queijo por último. Misture bem. Faça bolinhas e leve para assar em forno médio por cerca de 25 minutos. Se quiser, você pode congelar as bolinhas antes de assar e ter sempre uma coisinha pronta para servir para os amigos ou quando der aquela vontade de comer uma coisa gostosa.




As outras três receitas eu vou postar ao longo da semana, fiquem de olho!


2 comentários: